domingo, 26 de abril de 2009

COMEÇO DO ENSINO EM SANTA MARIA DA SERRA

O ensino sistemático em Santa Maria da Serra pode ter o inicio considerado a partir de 1922; com a criação do Grupo Escolar do Distrito, que por intermédio do prof. Sud Mennuci, Delegado Regional de Ensino, instalou-se no antigo sobrado – verde da praça central – hoje sede social do clube Esportivo Guarani.
O primeiro Diretor da Unidade Escolar, que a princípio contava com 33 alunos e 35 alunas estudando em classes separadas por sexo como convinha àquela época, foi o prof. José Ribeiro da Silva. Naquele ano de instalação o Grupo Escolar tinha o quadro docente constituído pelos professores; Manoel Rodrigues Lourenço, Dalmacia Martuns, Eugênia Rangel, Benedicta Costa, Ana Luiza de Moraes, Maria Júlia de Carvalho, Mercedes Waidmam Martins. O diretor e os professores organizaram e comemoravam com os alunos e a comunidade, as festividades como o Dia da árvore, campeonatos esportivos, concursos literários e eventos cívicos-sociais.
Por algum tempo o Grupo Escolar permaneceu no mesmo sobrado. Enquanto isso, em 1927 foi doado pelo Sr. Elias Cury, um terreno destinado à construção do prédio escolar próprio. Nessa época, o farmacêutico Ademar Vieira Pisco era vice-prefeito de São Pedro, município ao qual Santa Maria da Serra estava vinculado como distrito, tanto batalhou até que conseguiu verba para a construção de pelo menos uma sala de aula no terreno doado. Coube ao coronel José Antonio Frota, morador de então distrito, fazer a doação da madeira e demais necessários à obra, que foi projetada por um de seus filhos, engenheiro agrônomo.
Com outras dependências construídas, a nova escola pode ser oficialmente inaugurada no dia 22 de agosto de 1938, com o nome de Grupo Escolar da Santa Maria. Por isso que a comemoração do aniversário da escola acontece a cada dia 11 de agosto, embora tenha sido criada em 23 de maio de 1922. Em 1945 a unidade escolar passou a chamar-se Grupo Escolar Tupanci, para em 1949 retornar o seu nome original, acompanhando o que aconteceu com a denominação no município.
O nome de Grupo Escolar “Ademar Vieira Pisco” vingou a partir de promulgação da Lei 3.032, de 23 de junho de 1955. Depois disso o Decreto nº 52.406, de 6 de março de 1970, acrescentou-lhe o nível ginasial e, aos 28 dias do mês de janeiro de 1976, o Grupo Escolar e Ginásio ostentavam
a denominação oficial de Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus “Ademar Vieira Pisco”.
No ano de 1993, a unidade Escolar foi transformada em Escola – Padrão, de acordo com a reforma do ensino paulista e de acordo com a Del. 67/98 passou a ser EE “Ademar Vieira Pisco”.

Nenhum comentário: