terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Instituto de Física oferece curso para professor do ensino básico

Clipping Educacional - Da Agência Imprensa Oficial


São oito cursos que mostram como tornar o aprendizado em sala de aula mais motivador

Interessado em conhecer experimentos inovadores, baratos e fáceis de fazer para motivar alunos a entender fenômenos da Física sem precisar ser gênio como o Einstein? O Instituto de Física da USP oferece oito cursos que explicam aos professores de Ciências e de Física do ensino básico como tornar o aprendizado em sala de aula mais motivador. Para participar, basta ter diploma de nível superior completo e se inscrever até o dia 30 de dezembro, no site da instituição. São 250 vagas. As aulas e oficinas acontecerão no período de 18 a 22 de janeiro, na Cidade Universitária.

Segundo o professor-coordenador, Fuad Daher Saad, os educadores participarão de atividades experimentais baseadas em conteúdos teóricos consistentes e de oficinas, se inteiram das atualizações de conhecimentos e trocam experiências. "Há espaço para reflexões e discussão da estrutura curricular", acrescenta. Outra vantagem é o certificado emitido pela USP e pela Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (Cenp), que ajuda na carreira acadêmica, completa.

Os kits didáticos dos experimentos utilizados nos cursos poderão ser levados para as escolas e ser replicados para facilitar o entendimento de conceitos e fenômenos da Física, ressalta Saad. Por isso, é cobrada taxa de R$ 35,00 na inscrição, que será revertida na compra desses materiais. "Os professores confeccionam os equipamentos e depois podem mostrar aos alunos como fazer. Assim fica mais fácil explorar conceitos elementares e melhorar a compreensão de muitos fenômenos físicos", diz o coordenador.

Didático e lúdico

Há seis anos lecionando para professores participantes desses cursos, chamado de Encontro Ifusp-Escola, o coordenador diz que é gratificante ensinar. "São pessoas interessadas que, ao retornarem à escola, levarão novas possibilidades de aprendizado e inovações aos estudantes. Não é uma experiência que se perde". Saad diz que a maioria dos materiais utilizados nos cursos é de baixo custo, e as experiências, fáceis de fazer. "Só com uma garrafa PET é possível realizar 25 experimentos", afirma.

Como forma de enriquecer o cenário educacional, o coordenador indica aos alunos o site do toys from trash, que mostra inúmeros experimentos científicos com materiais descartáveis direcionados ao público estudantil. A confecção dos brinquedos, mostrada passo a passo, ilustra para as crianças os princípios básicos da Física. São experiências didáticas e lúdicas, diz o professor. Para exemplificar o conceito de força centrípeta, usa-se apenas uma bexiga inflada com uma moeda dentro. Ao girá-la, a moeda faz movimentos circulares.

Todos os cursos são desenvolvidos com oficinas experimentais aliadas às teorias. Por exemplo, no curso de Astronomina são descritos os movimentos do sol, lua e estrelas, eclipses, marés, noções sobre calendários e evolução de estrelas, entre outros. O de Aplicações de Luz, Cor e Imagens enfatiza efeitos e defeitos do olho humano, cores, iluminação e fotometria. As explicações vêm acompanhadas de demonstrações e da confecção de artefatos, que podem ser manuseados pelos alunos e reproduzidos com baixo custo.

Serviço

Inscrições e outras informações no site http://web.if.usp.br/extensão/node/45

Local do curso: Instituto de Física da USP - Rua do Matão, Travessa R, 187 - Cidade Universitária - São Paulo

Site toys from trash: www.arvindguptatoys.com/toys.html

fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/

Nenhum comentário: