sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dia da Consciência Negra


Apesar de não ser feriado estadual ou federal. É uma data importante para comemoração e estudo. Por quê?
Atualmente metade da população brasileira declara-se negra ou pard, número muito superior a décadas atrás. Esse é um forte indício que o preconceito vem sendo superado, pois se as pessoas declaram-se negras é por orgulhar-se disso. Com esse comemoração manteremos viva sua origem, tradição e principalmente,toda a influência que exercem em nossa cultura. Só assim, o respeito por eles será conquistado.

Por que o uso do termo "raça" persiste?

De fato, não há nada espontaneamente visível na cor da pele, no formato do nariz, na espessura dos lábios ou dos cabelos, ou mais fácil de ser discriminado nesses traços do que em outros, como o tamanho dos pés, a altura, a cor dos olhos ou a largura dos ombros. Tais traços só têm significado no interior de uma ideologia preexistente (de uma ideologia que cria os fatos, ao relacioná-los uns aos outros, e apenas por causa disso funcionam como critérios e marcas classificatórios.
Em suma, alguém só pode ter cor e ser classificado num grupo de cor se existir uma ideologia em que a cor das pessoas tenha significado. Isto é, as pessoas têm cor apenas no interior das ideologias raciais.
Hoje com o desenvolvimento da genética, sabemos que as diferenças entre os grupos humanos fica no interior das populações, fato que não observa em quase nenhuma outra espécie de mamíferos do planeta. Isso significa que não existem grupos humanos geneticamente diferenciados a ponto de afirmarmos a ponto de afirmarmos que existem raças humanas.

É difícil aceitar o diferente? Por quê?

O racismo não possui nenhuma base natural, não tem fundamento genético (somos todos Homo sapiens). Os cientistas do célebre Projeto Genoma provam que não existem raças humanas. Se nós tivéssemos acesso a impressões digitais do DNA de grupos como negros, ameríndios ou chineses, não saberíamos quem é de qual grupo. Os genes que determinam a cor da pele ou as características físicas, são poucos em relação ao número total de genes no DNA que se tornam insignificantes.
Quando se tem preconceito em relação a determinado grupo de pessoas, costuma-se construir uma imagem negativa ou seja estereótipos. Este funciona como um carimbo, a partir do que a pessoa é vista sempre por meio de uma marca.
Não existem comprovações científicas de que determinado grupo apresente rigidamente esta ou aquela característica, a ciência não tem como classificar especificamente determinado grupo partindo de características físicas, até porque é visível a miscigenação. Noutras palavras, não existem "espécies humanas", mas uma única espécie, originando nessa espécie diversos grupos que desenvolveram diferentes línguas, costumes, culturas, mas pertencendo todos a mesma espécie: a espécie humana ou Homo sapiens!

Partindo de tais discussões a EE "Ademar Vieira Pisco", procura durante todo ano letivo, e especialmente no Dia da Consciência Negra abordar tal temática desenvolvendo vários discussões acerca de temas relevantes a todas sociedade.




Um comentário:

Anônimo disse...

uhuuuu fui a primeira pessoa a deixar um comentario!kkk